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Altera os Livros

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Ao acionar a opção de alterar os livros, o sistema mostra um scroll com uma relação dos documentos fiscais copiados dos movimentos de entrada e saída do estoque. Sobre este scroll é possível alterar <Enter> ou excluir <Delete> os documentos existentes e incluir <Insert> outros documentos que não movimentam estoque, mas que tem incidência de ICMS, como: faturas de energia elétrica, faturas telefônicas, etc.

Ao pressionar a tecla <insert> para incluir um novo documento ou <enter> para alterar um documento já existente, uma janela é aberta, mostrando as informações disponíveis em cada documento. A seguir detalhamos cada uma:

Filial. Esta informação é apenas mostrada, neste campo, pois a filial é selecionada no momento que é copiado os documentos dos movimentos do estoque.
Tipo de Registro. Esta informação é usada na geração dos livros em meio magnético, serve para identificar, no arquivo que é enviado para a Receita Estadual, quais informações estão armazenadas no registro. Os tipos disponíveis são mostrados numa janela no vídeo, assim que o cursor chegar ao campo.
Espécie. Identifica a espécie de documento que foi emitido. Vide a relação de espécies que aparecem no vídeo ao entrar no campo.
Série do documento. Se houver uma série do documento, informe neste campo.
Nota Inicial. Número da nota fiscal. Quando houve agrupamento de vários documentos de venda ao consumidor no mesmo registro, informe o número da primeira nota.
Nota Final. Informe este campo somente quando houve agrupamento de vários documentos de venda ao consumidor. É solicitada somente para os registros tipo 60 e 61.
Data da Entrada/Data da Saída/Data da Utilização. São as datas de movimentação dos estoques ou utilização de serviços.
Data da Emissão. Data da emissão do documento.
Natureza da operação. Informe o código da natureza da operação. Pressione a tecla <F4> para consultar a tabela.
Fornecedor. Somente nos documentos de entrada, informe o código do fornecedor das mercadorias ou serviços.
UF Destino. Nos documentos de saída para fora do estado o sistema pede a sigla deste estado.
Valor contábil. É o valor total do documento.
ICMS normal. Informe a base de cálculo, a alíquota e o valor do ICMS normal.
Isentas ICMS. Informe neste campo somente os valores dos produtos isentos.
Outras ICMS. Informe neste campo outros valores lançados no documento que não são tributados pelo ICMS e não são isentos, exceto os valores de IPI.
ICMS substituição. Deve ser informado somente o valor do ICMS, que deve ser recolhido em substituição.
Observação. Neste campo deve ser anotado alguma observação, livre. Quando se tratar de empresa comercial, pode ser colocado neste campo o valor do IPI, sobre o qual não incide ICMS.
IPI. Informe a base de cálculo, alíquota, valor do IPI.>
Isentos IPI. Informe neste campo os valores correspondentes aos produtos isentos.
Outras IPI. Informe neste campo, outros valores lançados no documento que não são tributados pelo IPI.

Nota. Para incluir um documento de entrada, posicione o cursor sobre qualquer

        documento de entrada já existente e pressione a tecla <insert>. Para incluir um

        documento de saída posicione o cursor sobre um documento de saída e

        pressione <insert>.

        Caso não exista documento algum de entrada ou saída o sistema pergunta que

       tipo de documento deseja incluir.

 


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