Navegação:  Introdução > Primeiros Passos > Características Técnicas > Como Escolher um Protocolo para o NexusDB > Protocolo de rede TCP/IP >

Como Configurar TCP/IP no Windows

imprimir esta página Página anteriorReterna ao nível anteriorPróxima página

Vamos tentar explicar isto em poucas palavras, mas é necessário que Você saiba alguns detalhes básicos sobre o assunto, pelo menos para que Você seja capaz de entender a configuração básica que deve ser feita no seu Windows. Existem centenas de livros nas livrarias e milhares de páginas na Internet que lhe ajudarão a conhecer um pouco mais sobre TCP/IP.

Endereço de IP

Cada placa de rede ou outro equipamento de rede já vem com um endereço único (Ethernet-address) de 48 bits (os primeiros 24 bits indicam o fabricante e os outros 24 bits corresponde um número único para o equipamento dentro do fabricante).

Uma rede local (LAN) é configurada com os protocolos NetBEUI ou IPX/SPX, e usa estes endereços das placas para identificar cada estação da rede. Em função disto, não há necessidade de configurar manualmente os endereços da rede.  

Mas o TCP/IP foi desenhado grandes redes Wide-area-network (WAN), com capacidade de continuar funcionando mesmo que parte da rede não esteja funcionando ou não esteja conectada.

O TCP/IP usa um endereço numérico de IP de 32 bits. (Para que seja fácil memorizar, ele é estruturado em 4 partes separadas por ponto (exemplo: 192.168.10.1), onde cada parte pode ir de 0 a 255, entretanto, há restrições em usar os números 0 e 255).

Quando estiver configurando uma pequena rede particular, Você pode usar qualquer endereço de IP e a seqüência de números de IP é atribuída pelo administrador da rede. Mas se Você estiver conectado na Internet o seu provedor de acesso determinará um endereço de IP para Você.

Mesmo que a rede não esteja conectada na Internet, está se tornando comum nas empresas, criarem redes particulares usando seqüências de endereço de IP. Para isso, foi reservada uma faixa de endereço, especialmente para ser usada nestes casos: 192.168.x.y  , onde x=sempre um mesmo número para todos usuários da rede e y=diferente/único número em toda a rede. Procedendo desta maneira, será possível no futuro, conectar sua rede particular na Internet sem ter que re-configurar tudo.

Uma pequena rede de 3 estações usaria:

Protoc1

Você deve configurar este endereço de IP nas propriedades do protocolo de TCP/IP:

 

Protoc2

 

Feito isto em todas as estações a sua rede deve funcionar. Lembre-se que precisará reiniciar o Windows, todas as vezes que efetuar qualquer mudança.

 

O comando PING, disponível no Windows, é o mais comum para testar se tudo está funcionando. Após reiniciar o windows, abra uma janela DOS no PC#1 e digite o comando: ping 192.168.10.2 . Este comando enviará um pacote de mensagem para o endereço de IP informado, que é o PC#2 e se toda a rede estiver configurada corretamente o PC#1 receberá uma resposta semelhante à mostrada na figura a seguir. Repita este teste para todas as estações que configurou:

 

Protoc3

 

Se Você recebeu a resposta acima, aparentemente a sua rede está OK.

 

Mas se a resposta foi diferente ou semelhante à figura abaixo, é provável que haja algo errado:

 

Protoc4

 

Se Você recebeu uma mensagem semelhante à mostrada acima é provável que haja algo errado nos seus equipamentos, na sua rede ou na sua configuração. Verifique tudo: placas, cabos, conexões, hubs, switch, etc,.

Caso estas orientações não sejam suficientes para lhe ajudar a configurar a sua rede, sugerimos contatar algum técnico de sua confiança que tenha experiência em instalar e configurar redes.

 


Page url: http://utilsoft.com.br/help/index.html?como_configurar_tcp_ip_no_wind.htm