Navegação:  LojaUtil - Automação de Lojas > LojaUtil - Guia do Usuário > Parâmetros >

Configurações de Caixa

imprimir esta página Página anteriorReterna ao nível anteriorPróxima página

Em configuração de caixa inclui-se os parâmetros que influenciam, diretamente, no controle das informações a serem tratadas pelo sistema. A maioria dos parâmetros tratados neste item servirão como padrão na inclusão dos caixas.

Tela de edição de configuração de caixa

Tela de edição de configuração de caixa

Nos itens seguintes descrevemos cada um dos parâmetros.

Possui gaveta de dinheiro? Esta opção só funciona se o caixa possuir impressora fiscal e o acionamento da abertura da gaveta é feito através da impressora.
Pedir quantidade do produto? Normalmente, os produtos vendidos são informados através de leitura de código de barras. Se responder "S" o sistema sempre pedirá a quantidade; entretanto se responder "N" o sistema assumirá a quantidade igual um e se houver necessidade de uma quantidade maior é só pressionar a tecla <F2>.
Permitir alterar o preço unitário? Normalmente, não é permitido a alteração de preços durante a operação de vendas num processo de automação comercial, no entanto se este for o seu caso responda "S". Respondendo "N" o cursor nem passa pelo campo.
Permitir desconto sobre um produto? Caso a sua loja tenha uma política de descontos diferentes por produto, responda "S", embora esta opção não é muito prática numa operação de vendas num caixa automático.
Permitir desconto sobre o total? Respondendo "S" a esta pergunta, faz com que o sistema abra um campo pedindo o valor do desconto no momento do fechamento da venda.
Pedir número de série da Nota? O AC normalmente, assume o número de série igual ao número do caixa. Esta opção tem efeito somente sobre a nota gerado no EQ e no FT. Respondendo "S" o sistema sempre pedirá a série, respondendo "N" o sistema assume o número do caixa ou o número de série padrão.
Número de série padrão. Se respondeu "N" à pergunta anterior, informe a série que deseja que seja assumida, nas notas que serão criadas no EQ e no FT. Se deixar este campo em branco o sistema assume o número do caixa como série.
Pedir código do vendedor? Esta opção só tem sentido se a loja possuir controle das vendas para calcular comissão para vendedores. Se responder "S" o sistema calcula a comissão da venda nas notas geradas no EQ e no FT, usando as definições da tabela de preços e comissões.
Vendedor. Caso tenha respondido "N" à pergunta anterior, informe neste campo o número do vendedor que deseja que seja assumido nas vendas. Pressione a tecla <F4> para ver a relação dos vendedores existentes.
Pedir código do cliente? Esta opção só tem sentido se a loja desejar possuir os registros das vendas individualizadas por cliente. Normalmente, numa loja de auto serviço, não possui este tipo de registro, pois geraria uma demora maior da operação de vendas no caixa.
Cliente. Informe neste campo o número do cliente que deseja que seja assumido nas vendas. Se respondeu "S" à pergunta anterior o cliente informado neste campo será sugerido no momento da venda. Pressione a tecla <F4> para ver a relação dos clientes existentes.
Utilizar tabela de preços. Informe o número da tabela de preços que deseja utilizar nas vendas. Nesta tabela, além do cálculo dos preços, também são definidos os cálculo de comissão se indicado para pedir vendedor.
Utilizar código. Indique neste campo qual dos códigos deve ser impresso no cupom fiscal. Os produtos podem ser identificados pelos códigos: 1- de barras; 2- reduzido; e o 3- código normal. Vide mais detalhes sobre os códigos dos produtos no capítulo 5 do manual do usuário do EQ.
Filial para a atualização de movimento. Se a sua empresa possuir mais de uma loja sendo controlada nos sistemas de Estoque (EQ) ou Faturamento (FT), informe o número desta loja (filial). Pressione a tecla <F4> para ver a relação das filiais existentes.
COM para leitor serial. Quando é utilizado leitores de código de barras que é ligado numa saída serial, informe neste campo o número da porta (COM). Neste caso é muito importante que os parâmetros de "Baud Rate", "Stop Bits", "Paridade" e "Data Bits" sejam configurados iguais aos mesmos da porta serial. As portas seriais dos micros, normalmente tem o seguinte padrão: Baud Rate = 9600; Stop Bits = 1; Paridade = Par; e Data Bits = 8.
Cheques nominal a. Informe o nome que deve sair nos cheques que serão emitidos na impressora de cheque.
Nome do pagamento. O sistema permite até 10 tipos de pagamentos, destes 10, 2 são fixos e atribuídos pelo sistema: 1=DINHEIRO e 2=CHEQUE. Os oito restantes podem ser configurados com qualquer nome.
Troco máximo. Para cada tipo de recebimento é possível estabelecer um limite de troco que o caixa poderá voltar no momento do fechamento da venda e recebimento. Se informar o valor 0 (zero), não será permitido voltar troco.
Limite para sangria. Sangria é o nome dado à retirada de dinheiro do caixa e transferência para o caixa central. Neste campo deve ser informado o valor máximo que é permitido permanecer no caixa. Toda vez que este limite for ultrapassado o Supervisor será alertado, sugerindo uma sangria.
CPF. Respondendo "S" faz com que o sistema peça o número do CPF do cliente no momento do fechamento da venda. Caso o cliente cujo CPF foi informado, já teve algum problema de crédito na loja ou ainda não esteja cadastrado, o sistema pede a senha do supervisor, sugerindo ao operador do caixa, encaminhar o cliente para um local apropriado para ser tomadas as providências.
Agência. O sistema possui uma tabela de agências, na qual poderão ser cadastradas todas as agências bancárias da região. Respondendo "S" a esta pergunta o sistema verifica se agência do cheque informado pertence a algumas das agências aceitas, caso contrário o operador é alertado e é pedido a senha do supervisor, para liberar o recebimento do cheque.
Adicional. Respondendo "S" a esta pergunta o sistema gera, para este recebimento, um cupom adicional para controle interno.

 

 


Page url: http://utilsoft.com.br/help/index.html?configuracoes_de_caixa.htm