Navegação:  Introdução > Primeiros Passos > Implantação a partir da versão DOS > Procedimentos após a conversão > Área Financeira >

Contas a Receber e Cobrança

imprimir esta página Página anteriorReterna ao nível anteriorPróxima página

Geralmente, a maior parte das contas a receber são geradas a partir do faturamento das vendas. Portanto, não há muitas inclusões de receitas nesta área. Mas há um intenso trabalho de controle de cobrança.

A lista de itens a seguir irá lhe ajudar a verificar se a conversão está correta e os ajustes que serão necessários:

1.Para garantir que todas as previsões de receitas foram convertidas corretamente, entre no Gerador de relatórios e verifique se o relatório modelo RDCON211.MOD “Previsões de receitas não realizadas”, foi convertido corretamente e gere-o. Compare o total.
2.Receitas ou Contas a receber.
Gere o relatório “Receitas em aberto”, por vencimento indicando um período que abranja tudo o que existe em aberto. Compare o total com o mesmo relatório gerado no RxD-DOS.
Gere o relatório “Receitas emitidas por emissão” e compare com o total do relatório do gerador RDCON202.MOD do RxD-DOS. Gere ao menos 3 meses. Evite períodos muito longo pois os processo ficará muito demorado.
3.Cobrança.
Layouts. Caso use a cobrança eletrônica, verifique se existem no Util3000 os Layouts dos arquivos de remessa e retorno dos bancos que usa. Estes Layouts não são convertidos. No Util3000, existem os Layouts dos principais bancos do País. Caso ele não exista, terá que ser criado previamente. Gere os arquivos de remessa e de retorno nos dois sistemas e compare o resultado.
Tabelas. Verifique se todas as tabelas de cobrança foram convertidas corretamente. Faça uma comparação visual.
4.Grids. Verifique se as configurações das grids de receitas e previsões foram convertidas corretamente;
5.Arquivos para o SPC. Se gerava arquivos para atualização de informações para os Serviços de Proteção ao Crédito (esta opção esta disponível no RxDW). Estes Layouts não são convertidos. Terão que ser refeitos previamente. Para testar, gere nos dois sistemas e faça uma comparação visual do resultado.
6.Outras tabelas financeiras. Verifique se as tabelas a seguir foram convertidas corretamente:
Bancos;
Agências de Bancos;
Contas correntes. Observe o saldo das contas correntes de cada conta.
7.Transações de receitas. Para cada tipo de documento que existe no RxD-DOS é criada uma transação de receita no Util3000. Verifique em cada uma delas:
Procure manter somente as transações correspondentes ao que existia nos tipos de documentos do RxD-DOS, para evitar que o usuário fique confuso. Caso o sistema tenha gerado alguma transação padrão elimine-as.
Se todos os parâmetros foram convertidos corretamente.
As configurações dos lançamentos em contas correntes nas baixas;
Rateios das classificações gerenciais;
Rateios de centro de custo. Não existem em DOS. Ignore nesta fase.;
Rateios contábeis;
Comissões de vendas. Não existia cálculo de comissão no RxD-DOS. Verificar isto somente nas transações 51 (vendas).

 


Page url: http://utilsoft.com.br/help/index.html?contas_a_receber_e_cobranca.htm