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Dados cadastrais de Cliente

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Dados cadastrais de Cliente

Dados cadastrais de Cliente

 

Identificação do Cliente:

A linha superior da tela de edição do cadastro de cliente é usada para identificar o cliente, possui os seguintes campos:

Referência. Esta informação é um número seqüencial único, geralmente criado automaticamente pelo sistema. No entanto, você pode configurar em <parâmetros Gerais do Cliente> para que também seja digitado.
País. Quando o País é o BRASIL, a identificação do cliente é o CNPJ ou CPF. Quando é outro País a identificação é um código alfa-numérico.
Tipo de Pessoa. Há duas opções para este campo: Física ou Jurídica. Quando é marcado Pessoa Física é adicionado uma página para que seja registrada as informações de pessoa Física. Quando a Pessoa é Jurídica e o cliente é do BRASIL é possível buscar as informações do CNPJ diretamente do site da Receita Federal Brasileira.
CNPJ, CPF ou Código do Registro Federal. Esta deve ser uma informação única para identificação do cliente. Esta informação é usada em todas as operações que envolve o cliente. tais como: Nota Fiscal Eletrônica, Documentos de Cobrança e Documentos Fiscais.
Botão para Busca do CNPJ. Este botão está disponível somente para os clientes do BRASIL e Pessoa Jurídica. Permite que seja acessado diretamente o site da Receita Federal Brasileira para trazer os dados cadastrais do cliente.
Razão Social ou Nome. O nome do cliente nunca poderá ficar em branco. Pelo menos uma letra deve ser informada.

Outras informações que também servem como identificação do cliente:

Nome Fantasia ou Apelido. Quando pessoa física é pedido o apelido ou o nome pelo qual a pessoa é conhecida. Quando a pessoa é jurídica é pedido o nome fantasia. Se foi configurado que o nome fantasia é usado para acesso ao cliente, não poderá haver mais de um cliente com a mesma fantasia.
Código Normal. É o código configurado por uma máscara. Depois de incluído o cliente, este código poderá ser alterado, entretanto o sistema não permitirá que seja incluído dois clientes com o mesmo código.
Código de Barras. O código de barras também pode ser usado como identificação do cliente.

Outras informações relevantes do cliente:

É Fornecedor e botão para localizar o fornecedor. Caso o cliente também é fornecedor é possível manter sincronizado as informações cadastrais.
CEP ou Código Postal. Quando o cliente é do BRASIL é possível consultar trazer as informações cadastrais do cliente acessando alguns dos provedores destas informações.
Endereço para Correspondência. O endereço para correspondência é composto de cinco campos: Endereço (30 posições); complemento do endereço (30 posições), Cep, cidade e Estado. O complemento do endereço pode ser usado como uma continuação do texto escrito no endereço ou pode ser colocado qualquer informação como: bairro, conjunto, andar, sala, etc.
Situação do Cliente. Diz respeito a situação de crédito do cliente. Selecione entre as opções apresentadas numa janela ao lado do campo. Já está previamente estabelecido cinco códigos para este campo: 0 - normal; 1 - inativo; 2 - duvidoso; 3 - protestado e 9 - sem crédito. Se indicar qualquer situação diferente de 0 para o cliente, o FT emitirá um alerta da situação do cliente no momento de emitir qualquer Nota Fiscal ou Fatura a prazo.
Limite de Crédito. São três campos que compõe esta informação: a moeda em que é guardado o valor do limite de crédito; o valor máximo de crédito para o cliente; e a data até quando vale o limite informado.

 


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