Navegação:  Arquivos Gerais > Tabelas Financeiras > Classificação Gerencial >

Dados da Classificação

imprimir esta página Página anteriorReterna ao nível anteriorPróxima página

Neste item vamos explicar a finalidade de cada campo que é registrado na tabela:

Número reduzido. É um número seqüencial para identificação da classificação. Este número só pode ser informado na inclusão.
Máscara da classificação. Neste campo é mostrado a máscara definida nos parâmetros genéricos.
Código da classificação. Voltando ao exemplo mostrado a seguir.

Exemplo:

1 Resultados

1.1 Receitas

1.1.01 Vendas

1.1.01.001 Produção Própria

1.1.01.002 Mercadoria de Terceiros

...

Inicie a inclusão das classificações pelos primeiros níveis, ou seja, antes  de  cadastrar  o subgrupo 1.1.01 - Vendas é necessário cadastrar o grupo 1 - Resultados e  o subgrupo 1.1 - Receitas.

Nome da classificação. A finalidade deste campo é permitir o registro de uma informação texto, para identificar a classificação. No nosso exemplo: Receitas, Vendas, Produção Própria, etc.
Natureza do lançamento. Cada classificação pode ter natureza D - Débito, C - Crédito ou A - Ambos (pode ser usada tanto a Débito quanto Crédito).
D- Débito.Normalmente é usado para classificar as despesas, no entanto, também pode ser usado para classificar lançamentos que são abatidos da receita sem serem considerados uma despesa. Por exemplo, os encargos sobre o faturamento (PIS, ISS, CONFINS, etc).

Exemplo:

   CLASSIF    NOME                       NAT

   1          Resultados                  A

   1.1        Receitas                    A

   1.1.01     Vendas                      C

   1.1.01.001 Produção Própria            C

   1.1.01.002 Mercadoria de Terceiros     C

   1.1.01.003 Serviços de Assistência     C

   ...

   1.1.02     Abatimentos/Deduções        D

   1.1.02.001 (PIS)                       D

   1.1.02.002 (CONFINS)                   D

   1.1.02.003 (ISSQN)                     D

   ...

   1.2        Despesas                    A

   1.2.01     Departamento Administrativo D

   1.2.01.001 Ordenados e Salários        D

   1.2.01.002 Pro-Labore                  D

   1.2.01.003 Materiais de Escritório     D

   ...

   1.2.09 Abatimentos/Deduções            C

   1.2.09.001 Descontos Obtidos           C

   ...

C - Crédito. Normalmente é usado para classificar as receitas, também pode ser usado em despesas para lançar descontos ou outros abatimentos obtidos no pagamento das despesas. Vide o exemplo no item anterior.
A - Ambos. Normalmente esta opção é pouco usada. No nosso exemplo, só usamos no grupo 1 - Resultados e nos subgrupos Receitas e Despesas, pois estes grupos podem ter contas, tanto a débito quanto a crédito.
Conta título? As contas títulos não aceitam lançamentos. O sistema assume, automaticamente, a resposta deste campo, a partir do número da classificação.
Contabiliza o Lançamento. Neste item é definido como deve ser a contabilização dos lançamentos classificados neste código. Para cada classificação é possível gerar até 5 (cinco) lançamentos contábeis rateados, a seguir descrevemos cada um dos campos da definição:
Débito. Informe o código da conta contábil a débito.
Crédito. Informe o código da conta contábil a crédito.
Percentual. Informe o percentual do valor acumulado neste código, que deve ser lançado nas contas a débito e a crédito informada nos campos anteriores.
Código do histórico. Se o sistema de contabilidade que você usa possui uma tabela de histórico padrão, registre neste campo o código do histórico.
Complemento do histórico. Registre neste campo o complemento do histórico.

A contabilização através da classificação gerencial é uma forma de fazê-la sinteticamente, isto é, para cada classificação serão gerados os lançamentos contábeis, aqui configurados. Se desejar contabilizar analiticamente, defina a contabilização na tabela de Tipo de Documentos, também explicados neste capítulo, mais adiante.

Contabiliza a Baixa do Lançamento. Na contabilização da baixa das receitas e despesas, também são configurados os mesmos campos explicados no item anterior (Contas a débito, a crédito, percentual para rateio, código e complemento de histórico).

Além do rateio contábil do valor nominal da receita e da despesa baixadas, é necessário configurar as contas para lançamento de possíveis: descontos, juros de mora e multa por atraso. Os campos para esta configuração são os mesmos.

Além do rateio contábil do valor nominal da receita e da despesa baixadas, é necessário configurar as contas para lançamento de possíveis: descontos, juros de mora e multa por atraso. Os campos para esta configuração são os mesmos.

 

 


Page url: http://utilsoft.com.br/help/index.html?dadosclassificacaotf.htm