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Dificuldades na adoção da Automação Comercial

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As micro, pequenas e, mesmo, médias empresas comerciais caracterizam-se por :

Reduzida estrutura administrativa
Pouca experiência em informatização
Limitada capacidade de investimentos.

Disso resultam alguns embaraços naturais para a adoção da Automação Comercial por parte dessas empresas. Essas dificuldades referem-se principalmente aos seguintes pontos :

INVESTIMENTOS

Em equipamentos (PDVs, scanners, micro, impressora, balança, etc.), softwares e serviços.
No treinamento de pessoal (operacional, técnico e gestores). Em geral, estão inclusos no "pacote" do fornecedor; mas envolvem gastos com carga horária de treinadores internos e treinandos.
Em eventuais alterações de lay-outs e de mobiliário para a atualização estética e adaptação ergonômica aos novos equipamentos.

CUSTO DE MANUTENÇÃO

Gastos com manutenção de equipamentos e aplicativos.
Os fornecedores mantêm contratos de serviços, cobrando taxas mensais.
A manutenção dos aplicativos, face a mudanças de legislação e de rotinas internas, pode ser significativa.
É importante procurar aplicativos cujos parâmetros básicos de operação possam ser alterados pelo usuário. Ele próprio proverá sua manutenção, minimizando custos ganhando agilidade e podendo personalizar o software.
Custos como o treinamento de novos funcionários e eventuais reciclagens.

IMPACTO CULTURAL

Impactos decorrentes do fato de não ocorrer uma mera transcrição de práticas manuais para procedimentos informatizados. A automação faz com que se altere fundamentalmente o "como as coisas são feitas". A adaptação a novas tarefas enfrenta resistências, sempre presentes e que não podem ser negligenciadas.
Também ocorrem impactos resultantes da nova e abundante disponibilidade de informações, pois passam a estar disponíveis dados antes inacessíveis. Se, por um lado, toda essa nova massa de informações torna possível aos dirigentes um melhor conhecimento de seu negocio, por outro, exige deles próprios - e dos níveis subalternos - novas habilidades para seu ágil e adequado tratamento e uso.
Mudanças, quase sempre profundas, no controle, na contabilização e gestão tributária.
O poder de cobrar pessoas por seu desempenho torna-se maior. É comum ocorrer resistência dos funcionários, inclusive - e talvez principalmente - em níveis superiores.
As mudanças causadas pela disponibilização de informações podem acarretar o desmonte de grupos e fazer desaparecer relações de poder. A reação às mudanças é muito forte; a liderança do processo de Automação Comercial precisa ser ainda mais forte.

TREINAMENTO DE PESSOAL

Exigência de reciclagem dos operadores (caixa, repositores, atendentes, recebedores, supervisores, etc.) para que se adaptem aos novos equipamentos e às novas rotinas de trabalho.
É preciso treinamento dos gestores administrativos (proprietários, diretores, gerentes, chefes, compradores, etc.) para suas novas atividades relacionadas com a parametrização dos aplicativos, manutenção de cadastros, o preenchimento de "formulários eletrônicos" e o tratamento e uso das informações operacionais (tempos, volumes, etc.), gerenciais (margens, giro, produtividade, etc.) e fisco-contábeis.
Investir aspectos atitudinais (motivação, qualidade, conceito, "cliente interno", etc.).
Manter uma estrutura para o permanente treinamento de novos funcionários.

CAPACITAÇÃO TÉCNICA

A empresa precisa acumular um mínimo de domínio sobre a tecnologia. Às vezes, nos pequenos negócios, o proprietário em pessoa tem de assumir essa responsabilidade.
Eventual necessidade de adaptar os "pacotes" dos fornecedores às peculiaridades de seu negócio.
As empresas maiores devem procurar ter pessoal interno com domínio de informática. Ganham em independência e, dentro de certos limites, em agilidade e segurança.

TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES

Há uma demanda nova por cadastros eficientes. Isso implica a necessidade de um rigoroso planejamento e administração desses cadastros.
Se os cadastros viabilizam os benefícios da automação, eles exigem, em compensação, uma férrea disciplina e tempo adicional das pessoas.
Pode ocorrer, inicialmente, uma sobrecarga de informações dada a abundância de dados antes indisponíveis. Assim, é preciso repensar os relatórios antigos e planejar seletivamente os novos, levando em conta conteúdo, formato e periodicidade que os tornem eficazes, bem como sua tecnologia de apresentação ( on line, batch, consulta, etc.)
Ainda em razão da nova carga de informações, é indispensável que estas sejam avaliadas discriminando-se o que é relevante do que é apenas interessante saber. Embora não seja o costume anterior, deve-se passar a empregar métodos de seleção do tipo "curva ABC", "regra 80/20", gestão por exceção, etc.

 


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