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Lojas de Materiais para Construção

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As Lojas de Materiais para Construção geralmente trabalham com uma grande quantidade de artigos, como conseqüência, a análise e a avaliação dos estoques são muito mais difíceis. Para simplificar este trabalho é necessário subdividir os artigos em vários grupos e subgrupos para que a administração do estoque seja feita por partes. É evidente que analisar um grupo de artigos com características similares, é muito mais simples. Depois de avaliar, separadamente, cada um dos grupos se tem uma visão muito melhor do todo.

Em função do expostas acima algumas empresas usuárias do sistema, adotaram o código do artigo dividido em quatro partes, sendo a primeira um grande grupo e mais duas subdivisões antes de chegar ao número do artigo propriamente dito.

Para entender melhor os procedimentos para montar este código do artigo vide as figuras 1 e 2, a seguir:

ExemploLojaMaterialConstrucao1

Figura 1. Exemplo de Loja de Material de Construção

ExemploLojaMaterialConstrucao2

Figura2.Ajuste das partes da máscara

Nas respostas acima, observe o seguinte:

ð     Foi indicado para usar grupos e subgrupos de artigos;

ð     Foi indicado também para que os grupos e subgrupos façam parte do código do artigo.

ð     A máscara para o código do artigo recebeu a seguinte informação "11.22.3.4444". Esta máscara foi montada com quatro partes cada uma com finalidades específicas que detalhamos a seguir:

A primeira parte indica um grupo de duas posições, com este tamanho podemos cadastrar grupos com códigos que vão de 00 a 99 e foram usadas para algumas divisões como segue:

01 Materiais p/Acabamento

02 Hidráulicos em Gera

03 Materiais Elétricos

04 Materiais Cerâmicos

05 Tintas

09 Granel

...

Não colocamos aqui toda a lista.

A segunda parte indica as divisões que podem ser feitas em cada um dos grupos, vide abaixo alguns exemplos:

01 Materiais p/Acabamento

01.01 Azulejos

01.02 Pisos

...

02 Hidráulicos em Geral

02.01 Conexões

02.01 Metais

...

A terceira parte indica um outro nível de divisão que pode ser feito para cada um destes subgrupos:

01 Materiais p/Acabamento

01.01 Azulejos

01.01.1 Linha Nobre

01.01.2 linha Clássica

01.01.9 Fora de Linha

...

01.02 Pisos

01.02.1 Cerâmicos

01.02.2 Rústicos

...

A última parte indica o mais baixo nível onde serão relacionados os artigos.

01 Materiais p/Acabamento

01.01 Azulejos

01.01.1 Linha Nobre

01.01.1.0001 Azulejo Decorado 5116 15x15

01.01.1.0002 Azulejo Gergias Vermelho 15x15

01.01.1.0003 Azulejo Cristal 0007 15x15

...

01.01.2 Linha Clássica

01.01.2.0001 Azulejo Branco BB 15x15

01.01.2.0001 Azulejo Azul BB 15x15

...

Esta organização de grupos e subgrupos atende as necessidades de algumas empresas, que criaram relatórios através do Gerador de Resultados para obter resultados de vendas em todos os níveis de subgrupos e por grupo.

Outras empresas preferiram usar este código eliminando o terceiro nível, neste caso a máscara seria "11.22.3333", também, com relatórios com resultados nos dois níveis de grupos.

O relatório financeiro, emite um resumo das vendas por grupo e subgrupo, com recursos interessantes para serem avaliados em termos de resultados, vide Relatórios Padrões no capítulo 7.

Além dos relatórios padrões é possível usar o Gerador de Resultados para criar outros relatórios e resumos com qualquer informação disponível na base de dados.

ð     Nas Prioridades de Acesso do Cadastro, foi indicado o código reduzido como o primeiro por que a maioria das empresas usa este código com mais freqüência. No entanto, se sua empresa usar com mais freqüência o código de barra, coloque-o em primeiro lugar, isto faz com o código fique mais rápido.

ð     No ajuste das partes foi respondido para ajustar à direita e preencher os espaços vagos com zero.

 


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