Navegação:  RxD - Administração Financeira > Implantação do Módulo Financeiro >

Implantação Passo a Passo

imprimir esta página Página anteriorReterna ao nível anteriorPróxima página

O Módulo financeiro é fácil de implantar, pois depende basicamente de algumas configurações e a criação dos cadastros de clientes, fornecedores e dos lançamentos. Vide a seguir os procedimentos sugeridos:

1.Características das moedas. Se desejar registrar os valores financeiros em outras moedas entre no módulo de parâmetros e configure aquelas que pretende utilizar.
2.Parâmetros Genéricos. Esta é a primeira opção do módulo de parâmetros, confirme ou redefina todos os parâmetros que o sistema pede, leia com atenção cada item, os helps e os exemplos mostrados no item sobres os Parâmetros neste manual, antes de responder cada uma das perguntas que são feitas fornecendo as informações solicitadas. Este passo é muito importante, pois os parâmetros fornecidos, podem modificar significativamente o funcionamento do sistema, portanto, se houver dúvida consulte a equipe de apoio do revendedor autorizado.
3.Definir o código do cliente. Existem muitas maneiras de organizar o cadastro de clientes, estruturando o código para obter grupos. Estes grupos podem ser: categoria de clientes, região que pertence, etc. Esta organização permite a criação de relatórios e resumos com informações específicas dos grupos de clientes.
4.Definir o código do fornecedor. Da mesma forma que foi feito para os clientes, é necessário fazê-lo para o código do fornecedor. Também é possível organizar o cadastro de fornecedores, estruturando o código para obter grupos. Estes grupos podem ser: categoria de fornecedores (fabricantes, distribuidores), linhas de produtos que fornecem, etc. Esta organização permite a criação de relatórios e resumos com informações específicas dos grupos de fornecedores.
5.Cadastrar os clientes. Após a configuração do código é necessário cadastrar os clientes ativos. Este trabalho pode ser feito de duas maneiras: registrando manualmente cada um dos clientes (rotina de Incluir Novos Clientes) ou importando os clientes de algum cadastro informatizado já existente na empresa (rotina de Importa de arquivo TXT).
6.Cadastrar os fornecedores. Após a configuração do código é necessário cadastrar os fornecedores ativos. Este trabalho pode ser feito de duas maneiras: registrando manualmente cada um dos fornecedores (rotina de Incluir Novos fornecedores) ou importando os fornecedores de algum cadastro informatizado já existente na empresa (rotina de Importa de arquivo TXT).
7.Transações financeiras. Nas transações você pode configurar tudo o precisar fazer em termos financeiros. Os tipos de transações são os seguintes: 01-receitas; 02-despesas; e 05-Lançamentos em Contas correntes. Nestas transações é possível configurar: os rateios nas contas de classificação contábil e gerencial; os rateios em centros de custo; os rateios nas contas contábeis; e muitas outras configurações.
8.Cadastrar as tabelas financeiras. As tabelas são muito importantes, mas chamamos a tabela de classificação gerencial, tem uma importância muito grande pois através dela você pode obter os resultados gerenciais da empresa. Leia com atenção o item que trata deste assunto Tabelas Financeiras. Algumas tabelas, já vem com alguns itens cadastrados, no entanto é possível que seja necessário acrescentar outros itens de acordo com a sua necessidade.
9.Implantar as contas correntes e caixa. Cadastre as contas correntes dos bancos e os caixas que desejar utilizar. Implante também os saldos de cada conta.
10.Implantar as receitas e despesas. Depois de implantados os clientes e fornecedores e efetuadas as configurações necessárias é hora de iniciar o processo de implantação das receitas e despesas em aberto. Este é um processo simples, mas muito trabalhoso. O sistema dispõe de duas maneiras para fazer isto, a mais comum é através da simples digitação de cada receita e despesa, a segunda é através de importação dos lançamentos a partir de arquivos tipo TXT. Esta última opção é extremamente importante se você já utiliza algum outro sistema financeiro e já possui estas informações cadastradas.
11.Tabela de usuários. Entre na tabela de usuários no módulo de Esporádicas e cadastre cada uma das pessoas que operarão os sistemas, com os privilégios e restrições de acesso que cada um terá.
12.Backup. Faça Backup de segurança das informações já existentes, diariamente. O backup é o único seguro das suas informações, contra alguma eventualidade não desejável, como: falhas de equipamento, falhas de programas, falhas de pessoas, roubos, incêndios, etc.
13.Conferir a implantação. Para conferir os valores implantados, sugerimos emitir os relatórios de Receitas em aberto e Despesas em aberto. Havendo necessidade de corrigir alguma informação, não deixe para depois, faça-as antes de iniciar a rotina normal de utilização do sistema.
14.Cobrança Bancária. Se você trabalha com cobrança bancária, trocando informações eletronicamente com os bancos, através do padrão CNAB. Verifique, se já existem os layouts de cobrança para os bancos, com os quais sua empresa mantém conta. Caso não existam layouts do banco que você trabalha, consulte o suporte da Utilsoft, sobre a disponibilidade do layout.
15.Movimentação normal. Após a conclusão de todos os procedimentos descritos acima, os seus cadastros de clientes, fornecedores e lançamentos, estarão prontos para receber a movimentação normal de registros e baixas das receitas e despesas.

 


Page url: http://utilsoft.com.br/help/index.html?imppaprxd.htm