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Informações Básicas da Estrutura

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Uma vez selecionada a estrutura, o sistema pedirá uma série de informações básicas para iniciar a estrutura, para depois entrar na edição da estrutura. A seguir trataremos de cada uma das perguntas e informações solicitadas:

ð     Nome do Arquivo

ð     Muda a Estrutura

ð     Título da Saída

ð     Teclas de Atalho

ð     Destino da Saída

ð     Linha Detalhe Fixa

ð     Tem Linha Variável?

ð     Quantidade de Linhas Cabeçalho

ð     Quantidade de Linhas Identificação

ð     Quantidade de Linhas com Totais

ð     Quantidade de Linhas Rodapé

Nome do Arquivo

Nome do arquivo é onde está armazenada a estrutura existente. Esta informação só é pedida se você estiver criando uma nova estrutura, do contrário o sistema assume-o automaticamente.

Muda a estrutura

Existem duas opções para responder esta pergunta (S=Sim ou N=Não). Quando você estiver criando uma nova estrutura o sistema assume, automaticamente, "S", do contrário sempre sugere "N".

ð     "N" - O sistema automaticamente vai para a execução da estrutura (trataremos deste assunto mais adiante, num item específico ainda neste capítulo).

ð     "S" - O sistema continua pedindo as demais informações, para criar ou alterar a estrutura.

Título da Saída

Informe o nome ou título da saída, o tamanho máximo de deste campo é de 45 posições. Este título tem dupla finalidade:

ð     É um nome para identificar a estrutura, e aparecerá na relação das estruturas existentes no momento de selecioná-la para alterá-la ou executá-la.

ð     Se estiver criando um relatório, este título será o nome do relatório e poderá ser colocado no cabeçalho das folhas a serem impressas.

Teclas de Atalho

A finalidade das teclas de atalho é permitir a execução do relatório sem precisar passar pelo caminho normal de entrar no menu de resultados, no gerador de resultados, selecionar o relatório, responder outras perguntas antes de iniciar a execução. Se, por exemplo, forem definidas as teclas <Alt-T> para o relatório "Tabela de Preços". Ao pressionar estas teclas, em qualquer parte do sistema, o gerador entrará em execução do relatório imediatamente. Esta opção, permitirá respostas muito mais rápidas e de grande utilidade para algumas consultas.

Destino da Saída

Você tem três opções para responder:

ð     "V" - Para criar Relatórios em Vídeo ou telas de consultas, suas linhas de informações poderão ter no máximo 78 colunas, do contrário será truncado.

ð     "I" - Para criar Relatórios impressos, neste caso você poderá criar linhas com informações para imprimir até 255 colunas. Observando que os relatórios destinados para impressora, também podem ser vistos no vídeo, antes de serem impressos.

ð     "A" - Para criar Arquivos em disco do tipo TXT, muito útil para quem deseja transferir informações para outros sistemas, como planilhas de cálculo ou qualquer outro programa que tem capacidade para importar informações. O tamanho da linha também é de 255 colunas.

Linha Detalhe Fixa

As linhas de Detalhe são divididas em dois sub tipos: fixas

e variáveis. As fixas são as que ocorrem somente uma vez para cada assunto que está sendo mostrado, seja um artigo, um cliente, uma nota ou um outro detalhe qualquer. Nos exemplos que mostramos acima, trabalhamos somente com uma linha detalhe fixa. As linhas variáveis, são as que podem ocorrer mais de uma vez. Por exemplo, as linhas que listam os movimentos de um artigo, quando estamos criando o relatório jamais sabemos quantos movimentos poderão ter cada um dos artigos.

Exemplos:

1.   Para listar algumas informações de um Pedido de cliente, onde devemos listar também os artigos do pedido, teremos a seguinte seqüência:

L01 P002, P001, P009, C002

L02 M002, A001, A006, M009, M011

C01 “UTILSOFT DEMONSTRAÇÃO DO SISTEMA LTDA   RELAÇÃO DE PEDIDOS”

C02

C03 " Data      Pedido          Total  Nome do Cliente "

C04 "      Ref  Artigo      Descrição           Quant         Valor "

C05

Obteremos o seguinte resultado:

UTILSOFT DEMONSTRAÇÃO DO SISTEMA LTDA   RELACAO DE PEDIDOS

 

Data      Pedido          Total  Nome do Cliente

     Ref  Artigo      Descrição           Quant         Valor

 

01/02/95  4489            93,00  JOSÉ DA SILVA

     65   02.01.0001  Disquete 5.1/4 1.2kb    4         10,00

     102  03.01.0004  Refil p/fita Impress    2         50,00

     204  04.07.0034  Cartão referência       1         33,00

 

Observe que a linha L01 ocorreu uma vez e sempre ocorrerá uma vez, já a linha L02 ocorreu três vezes neste exemplo, mas poderá ocorrer mais ou menos, dependendo da quantidade de artigos que tiver o pedido.

Portanto, neste exemplo temos uma linha fixa e uma linha variável.

2.   Para listar os movimentos de um artigo, num determinado período, teremos a seguinte seqüência:

L01

L02 A001, A006, A007

L03 M002, N002, M003, M004, M011

C01 “UTILSOFT DEMONSTRAÇÃO DO SISTEMA LTDA   MOVIMENTOS DO ARTIGO”

C02

C03 "Artigo     Descrição          Complemento"

C04 "     Dt Mov   Operação      Quant        Valor  Saldo"

 

Obteremos o seguinte resultado:

 

Artigo     Descrição          Complemento

    Dt Mov   Operação      Quant        Valor  Saldo

 

01.03.0001 Disquete 5.1/4" FD Verbatim

    01/02/90 Compra           10     4.890,00     10

    01/02/90 Venda             4     2.856,00      6

    03/02/90 Venda             5     4.120,00      1

 

Neste exemplo colocamos duas linhas fixas e uma variável, a primeira linha (L01) foi colocada somente para melhorar a apresentação do relatório, deixando uma linha em branco antes de cada artigo.

Observe, nestes exemplos, que o sistema sempre assumiu como variável a última linha.

Tem Linha Variável?

Responda S=Sim ou N=Não dependendo do tipo de relatório que for criar. Vide explicação sobre linha variável no item Linha Detalhe Fixa acima.

Quantidade de Linhas Cabeçalho

Informe a quantidade de linhas cabeçalho que deve ter o relatório, não esqueça de acrescentar as linhas que devem ficar em branco.

Observe no exemplo 1 da Linha Detalhe Fixa, que colocamos cinco linhas de cabeçalho, a segunda e quinta linhas foram deixadas em branco simplesmente para produzir no relatório um efeito visual melhor. Já no segundo exemplo do mesmo item foram colocadas somente quatro linhas de cabeçalho e foi usado outro artifício para que o sistema deixasse uma linha em branco entre o cabeçalho e o artigo. Foi deixado em branco a L01.

Quando sua saída for um relatório impresso, coloque numa destas linhas o Nome da Empresa (Z001).

Quantidade de Linhas Identificação

Informe a quantidade de linhas identificação. Estas linhas não terão efeito quando a saída for para arquivo.

Quantidade de linhas com Totais

Informe a quantidade de linhas com totais, se na saída também existir subtotais, acrescente-os, também nesta quantidade.

Quantidade de linhas Rodapé

Informe a quantidade de linhas para rodapé. Estas linhas

somente terão efeitos para saídas para impressoras (Relatórios).

 


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