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Limites de pico de venda para média

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Mesmo determinando um número de meses ideal, para ser usado no cálculo da média, pode haver um estouro nas vendas de um mês ou uma retração em um outro. Qualquer uma destas situações provocará uma distorção na média.

Estas distorções podem ser reduzidas estabelecendo limites para eliminação dos picos de vendas, tanto para cima quanto para baixo. Estes limites são estabelecidos em percentuais.

Ao estabelecer um percentual para cima de 50% (cinqüenta por cento), significa que, quando um mês tiver o volume de vendas superior a média dos outros, neste percentual, ele não será considerado. Da mesma forma, se estabelecer um percentual para baixo.

Por exemplo: Se estabelecermos os limites de 50% (cinqüenta por cento) para cima e 40% (quarenta por cento) abaixo e a nossa loja tivesse um produto com as seguintes vendas:

Mês  jan  fev  mar  abr  mai  jun  jul  ago  set  out  nov  dez

Venda 12   11   13   15  14    13   11    3    9   11   14   45

Número de meses            12       6        3      1

Média com todos meses   14,25   15,50    23,33  45,00

Média sem pico acima    11,45    9,60    12,50  45,00

Média sem pico abaixo   15,27   18,00    23,33  45,00

Média sem os dois picos 12,30   11,25    12,50  45,00

Como mostra o exemplo, quando se trabalha com 12 meses para o cálculo não existe muita diferença na média, porque os picos são diluídos em todos os meses, mas quando o número de meses é menor as distorções são evidentes. Colocando-a bem mais próxima da realidade, porque foram eliminados os dois picos (meses de agosto e dezembro). Usando somente um mês para o cálculo não há eliminação.

Caso julgar desnecessário a eliminação dos picos informe 0 (zero) nos percentuais.

 


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