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Preparação

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PREPARAÇÃO

Produtos da Fase

Equipamentos periféricos, softwares e processos testados
Instalações físicas adaptadas (obras civis, elétricas, etc.)
Plano e pacotes de treinamento elaborados
Acordos pactuados com Fornecedores, bancos, etc.

Execute as obras de infra-estrutura

Redefina as rotinas de trabalho atinentes aos processos afetados, direta ou indiretamente, pela automação. Elabore normas escritas, adapte formulários, redesenhe relatórios, etc.
Crie e alimente os cadastros previstos. Em especial, cadastre as mercadorias com seus respectivos código de barras (números EAN). Para maior facilidade e segurança, é aconselhável obter, junto a todos os fornecedores, listagens de seus produtos com os respectivos códigos de barras.

Feche acordos com os parceiros (fornecedores, bancos e outros)

Exija de seus fornecedores a marcação dos produtos com os códigos de barras, tanto nas embalagens de venda quanto nas unidades de despacho, informe-se na EAN a respeito desses códigos de barras.

Organize o treinamento de pessoal

Até aqui você envolveu as lideranças (sócios, diretores, gerentes) e os Agentes de Mudança ( equipe do projeto e técnicos). Agora é hora de envolver os Pacientes internos da mudança (caixas, repositores, atendentes, recebedores, supervisores). Antes de mais nada, eles precisam estar motivados para cooperar com a mudança.
Escolha cuidadosamente os "multiplicadores" (pessoal interno que será treinado para treinar os demais).
Não limite o treinamento apenas aos aspectos operacionais (como operar o equipamento, qual a nova rotina de trabalho e quais os novos formulários). Trabalhe também as questões posturais (motivação, conceitos de "qualidade", de "cliente interno", etc.).
Planeje cuidadosamente as datas do treinamento.

Teste antes de iniciar a implantação

Teste cuidadosamente toda a configuração e os processos "em laboratório" (fora do ambiente operacional), para se certificar de que tudo "roda" conforme definido. Simule todas as alternativas e confira o resultado e o desempenho do sistema.
Somente após ter certeza de que todas as funções previstas estão de acordo, libere para implantação.

Dicas importantes

Se o porte de sua loja permitir, atribua a um colaborador a responsabilidade de coordenador para contatos com fornecedores, levantamento de números, orientação no cadastramento, definição de números internos, etc.
Se seu negócio for pequeno demais para ter um coordenador, assuma você mesmo esse encargo. Verá que o retorno compensará seu esforço.
Após a implantação, esse coordenador, com domínio sobre detalhes do sistema, trabalhará para a racionalização dos procedimentos internos, a melhoria da interface com os fornecedores e a difusão do código de barras.
Cuide da comunicação com sua clientela. Prepare com antecedência um plano completo de comunicação. O cliente precisa entender o que está acontecendo e compreender o que estará ganhando com a automação de sua loja.

 


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