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Relatórios Padrões

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Padrões são alguns relatórios desenvolvidos no sistema para apresentar algumas informações básicas da área de administração de estoque e, normalmente, são utilizados pela maioria das empresas.

Os relatórios padrões estão concentrados numa rotina que faz parte do módulo de resultados e ao ser acionado aparece na tela o menu mostrado na figura 7.1.

A geração dos relatórios é acionada ao digitar uma das letras que precede o nome do relatório no Menu.

 

Figura 7.1 Menu dos Relatórios Padrões

Quando o sistema carrega a rotina do relatório selecionado é mostrado uma tela, onde são solicitados alguns parâmetros adicionais para a geração do relatório. Depois de informado estes parâmetros, inicia-se, imediatamente, a geração. Terminada a geração o controle volta ao inicio da tela, pedindo novos parâmetros, isto permite a geração de outra opção do mesmo relatório e o conteúdo será gravado no mesmo arquivo. Pressione <ESC> para encerrar.

Encerrada a geração do relatório o sistema avisa que terminou o relatório, gravou um arquivo e pergunta se deseja iniciar a impressão. São três as possíveis respostas para esta pergunta:

Respondendo "N" o arquivo fica gravado no disco, podendo ser impresso outra hora;
Respondendo "S" o sistema entra no processo de "Incluir um Arquivo na Fila" (vide capítulo 9 deste manual);
Respondendo "V" o relatório é mostrado no vídeo.

Alguns dos parâmetros solicitados, para a emissão dos relatórios, são comuns e os procedimentos para informar são iguais para todos eles. Em função disto, os descrevemos a seguir:

Número da Filial (Enter p/todas). Só é pedida esta informação se optou "por filial", informe o número da filial se desejar somente uma, se precisar de todas deixe o campo em branco e pressione a tecla <Enter>;
Grupo/Subgrupo (Enter p/todos). Esta informação permite que seja gerado o relatório somente para uma parte do cadastro, ou seja, se informar o código de um grupo só sairão os artigos do grupo informado. Esta informação não se limita apenas ao grupo e subgrupo como sugere o nome, é possível fazer uma seleção ainda maior, pode inclusive pedir para listar somente um artigo. Para listar todos os artigos do cadastro deixe o campo em branco e pressione a tecla <Enter>;
Número do fornecedor(Enter p/todos). Informe o número do fornecedor se desejar somente um, se precisar de todos deixe o campo em branco e pressione a tecla <Enter>;
Período. Informe a data inicial e a data final no formato "DDMMAA",

A seguir detalhamos cada um dos relatórios quanto a sua finalidade, suas opções, suas informações e anexamos modelos de cada um.

A - Relação Geral do Estoque

B - Relatório de Faltas e Excessos

C - Relatório Financeiro

D - Lista de Preços

E - Análise A B C do Investimento

F - Relação dos Itens para Promoção

G - Levantamento de Saldos

H - Relação de Pedidos Pendentes

I - Extrato da Movimentação

J - Relação de Notas Fiscais

K - Produção e Comissão de Vendedor

L - Etiquetas do Artigo

 


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