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Tipos de Documentos

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Através da tabela de tipo de documentos é possível configurar, como devem ser os lançamentos de receitas e despesas, quanto a classificação gerencial, contabilização, registro em contas correntes e outras configurações.

A seguir detalhamos cada um dos campos da tabela.

Código do documento. Este é o número que deve ser usado como referência nos lançamentos de receitas e despesas.
Nome do documento. Registre neste campo um nome para identificar o documento.
Natureza do lançamento. Os lançamentos podem ser a Débito (despesas) e a Crédito (receitas) ou Ambos (usado tanto a débito quanto a crédito).
Classificação gerencial? Responda Sim, para o lançamento ser classificado gerencialmente. No caso de resposta positiva o sistema abre uma janela pedindo as informações para efetuar o rateio nas classificações gerenciais. A seguir descrevemos cada um dos campos pedidos na definição da classificação:
oClassificação para rateio. Informe o código da classificação gerencial onde deve ser lançado a receita ou a despesa. Pressionando a tecla <F4> é mostrado a tabela de classificação.
oPercentual ou Constante. O rateio pode ser feito através de um percentual aplicado sobre o valor ou através de um valor constante.
oValor. Neste campo informe o percentual, se optou pelo rateio por percentual ou o valor fixo, se optou por constante.

Exemplo: Se estiver incluindo um documento 10 - Faturas de Luz e Energia e deseja que todas as vezes que este tipo de documento for incluído, seja efetuado um rateio nas contas dos três principais departamentos da empresa. Vide a seguir um exemplo de tabela de classificação gerencial e como será feito o rateio.

TABELA DE CLASSIFICAÇÃO

CLASSIF     NOME                         NAT

1           Resultados                    A

1.1         Receitas                      A

1.1.01      Vendas                        C

1.1.01.001  Produção Própria              C

1.1.01.002  Mercadoria de Terceiros       C

...

1.2         Despesas                      A

1.2.01      Departamento Administrativo   D

1.2.01.001  Ordenados e Salários          D

1.2.01.004  Luz e Energia                 D

...

1.2.02      Departamento de Produção      D

1.2.02.001  Ordenados e Salários          D

1.2.02.004  Luz e Energia                 D

...

1.2.03      Departamento Comercial        D

1.2.03.001  Ordenados e Salários          D

1.2.03.004  Luz e Energia                 D

...

1.2.09      Abatimentos Multas e Juros    A

1.2.09.001  Descontos obtidos             C

1.2.09.002  Juros Pagos                   D

1.2.09.003  Multas Pagas                  D

...

Continuando no nosso exemplo as classificações seriam da seguinte forma:

  CLASSIFICAÇÃO P/RATEIO      P/C   D/C/A    VALOR

  1.2.01.004 (Dep Admintr)    PERC  DÉBITO   15,00

  1.2.02.004 (Dep Produção)   PERC  DÉBITO   75,00

  1.2.03.004 (Dep Comercial)  PERC  DÉBITO   10,00

  ...

  CLASSIFICAÇÃO P/DESCONTO: 1.2.09.001   CRÉDITO

                    JUROS : 1.2.09.002   DÉBITO

                    MULTA : 1.2.09.003   DÉBITO

Observe que o rateio efetuado a partir da despesa do documento fatura de luz e energia, foi feito em três contas com percentuais diferentes. Esta configuração, garante que todas as vezes que for lançada este tipo de fatura, esta despesa será rateada nas proporções estabelecidas nos percentuais registrados.

Da mesma forma, quando for efetuado a baixa pelo pagamento, será classificado os descontos obtidos na conta 1.2.09.001 que corresponde a Descontos Obtidos. Assim como, se for pago em atraso e houver multas e juros estes serão lançados nas contas apropriadas.

Contabiliza o Lançamento. Neste item é definido como deve ser a contabilização do documento. Para cada documento é possível gerar até 5 (cinco) lançamentos contábeis rateados, a seguir descrevemos cada um dos campos:
oDébito. Informe o código da conta contábil a débito.
oCrédito. Informe o código da conta contábil a crédito.
oPercentual. Informe o percentual que deve ser lançado nas contas a débito e a crédito informada nos campos anteriores.
oCódigo do histórico. Se o sistema de contabilidade que você usa possui uma tabela de histórico padrão, registre neste campo o código do histórico.
oComplemento do histórico. Registre neste campo o complemento do histórico.
Contabiliza a Baixa. Para a contabilização da baixa das receitas e despesas, também são configurados os mesmos campos explicados no item anterior (Contas a débito, a crédito, percentual para rateio, código e complemento de histórico).

Além do rateio contábil do valor nominal da receita e da despesa é necessário configurar as contas para lançamento de possíveis: descontos, juros de mora e multa por atraso. Os campos para esta configuração são os mesmos.

Lança em conta corrente? Indique se deseja que este documento seja lançado em conta corrente, no momento da baixa da receita ou despesa.

 


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