Navegação:  UtilBI - Business Intelligence > Introdução >

Visão Geral do UtilBI

imprimir esta página Página anteriorReterna ao nível anteriorPróxima página

Iniciamos esta visão geral do UtilBI respondendo a algumas perguntas básicas:

Como se traduz Business Intelligence?

Qual o objetivo do BI?

Qual a origem do BI?

Qual a tecnologia empregada na construção do UtilBI?

Como esta tecnologia pode lhe ajudar a tomar decisões?

Quais os principais benefícios ao empresário?

Quais as principais características funcionais?

header_bg

Como se traduz Business Intelligence?

Business significa Negócios. Intelligence, é inteligência, refere-se à habilidade de aprender, compreender. Resumindo: aprender cada vez mais os negócios das empresas.  Em Português, especialmente no Brasil, os homens de negócio ou os empresários preferem dizer que tem uma empresa ou uma firma, poucos dizem que tem um negócio, parece que não soa bem, por isto preferimos traduzir a frase Business Intelligence para Inteligência Empresarial.

Qual o objetivo do BI?

O objetivo do BI é permitir que se identifiquem ameaças e oportunidades de negócios, para que sejam aproveitadas em primeira mão, ameaças sejam convertidas em boas chances de lucro e a capacidade de resposta a mudanças seja ampliada, junto com o dinamismo característico do mercado.

Qual a origem do BI?

O termo BI é relativamente novo, tendo surgido na década de 1970. Mas é importante ressaltar que este é um modelo secular, sendo desenvolvido e aplicado de maneira empírica. Têm-se alguns exemplos:

Os egípcios vivem numa região salutar no globo: ao mesmo tempo em que é um local tórrido e seco, são favorecidos com o maior rio do mundo em extensão, o Nilo, com 6.400 km. Eles sempre dependeram quase que totalmente das cheias periódicas, que adubam as margens, para que grãos possam ser semeados e grandes colheitas feitas. Há mais de 40 séculos, informações eram armazenadas sobre esse evento e todos os episódios externos que aconteciam paralelamente, tais como estado da lua, temperatura, período de seca e de chuvas e, é claro, o nível que o rio atingia. Com isso, era possível tomar decisões que resultassem na melhoria da qualidade de vida de suas comunidades.
O General chinês Sun Tzu, desenvolveu uma série de manuscritos chamados A Arte da Guerra no século IV a.C. divididos em treze capítulos. Um deles refere-se ao uso de espiões, como forma de investir na inteligência e garantir a vitória sobre o inimigo. O objetivo é enviar um soldado para as fileiras adversárias, e reunir a maior quantidade de dados disponíveis.
Os Romanos, Persas, Fenícios, entre outros, também procuravam organizar informações para tomada de decisão. Tudo era feito para controlar os processos que regiam suas vidas, extraindo dados e transformando-os em informação com valor. E funcionava.

 


Page url: http://utilsoft.com.br/help/index.html?visaogeraldobi.htm